22 de outubro de 2011

Tentando evitar O ABANDONO



Cartaz afixado em diversos pet shops e clínicas da nossa região

Protetores normalmente recebem várias ligações ou e-mails de pessoas pedindo para acolher seus animais, pois não podem mais ficar com eles. Normalmente essas pessoas sentam ao telefone com zilhões de nrs e começam a fazer ligações, tentando achar um lugar para os animais. Ou digitam um e-mail e mandam prá várias OnGs e abrigos. Isso é lugar-comum prá nós, protetores. Via de regra, estamos lotados, não é mesmo? E também não nos parece justo assumir um animal que tem dono, normalmente já adulto ou até idoso, já que o que nós fazemos o dono do animal também pode fazer: tentar doá-lo! Mas... será que ele sabe de que forma agir? Será que já não tentou doar para amigos e parentes e, como não conseguiu, acredita que esgotaram-se as possibilidades de doá-lo?



Nosso foco deve sempre estar voltado para o bem estar dos animais, e precisamos ter como objetivo a prevenção do abandono. Vamos aqui pensar nos animais, já que para eles não faz diferença a justificativa de seus donos para que não sejam mais desejados na casa. Independentemente dos motivos que levam uma pessoa a desfazer-se de seus animais, eles não têm culpa e precisam de ajuda ANTES de serem abandonados.



Dependendo do caso, podemos tentar explicar e/ou esclarecer alguma informação distorcida que a pessoa tenha sobre o motivo que a leva a não querer mais o animal. Mas raramente o abandono ocorre de um dia para o outro, algum fator externo desencadeia acontecimentos que levam as pessoas a optarem por não ficarem com seus animais. Isso leva um tempo, e o motivo mais freqüente é a mudança de residência. Eles não cabem na nova casa ou apartamento.



Nanny, acolhida prenhe pelo projeto, Ela e os filhotes já foram doados.



Alguns outros motivos também bastante comuns: o animal cresceu muito além do esperado; a fêmea (cadela ou gata) deu cria e a pessoa não quer ficar com os filhotes; a pessoa ganhou o animal de presente, ficou um tempo com ele, mas não gosta de bicho e não quer mais o animal em casa; alguém da família está doente e a pessoa não tem mais tempo para cuidar do animal. E por aí vai... justificativas não faltam, e não adianta discutir: a pessoa que faz o contato quer ajuda para tirar o animal da casa, se nós não orientarmos de alguma forma, ele vai parar na rua... o que é muito pior, pois vai sofrer, adoecer, passar fome, frio e sede, poderá sofrer maus tratos, ser envenenado, atropelado... prá no fim, algum protetor acabar recolhendo em estado lastimável! Por que não tentar prevenir isso tudo? Tanto pelo bem do animal como para nós mesmos, protetores? Por que não delegar um pouco de responsabilidade para o dono do animal?

Podemos ajudar, mas não assumir o caso nem o animal. As pessoas precisam ter consciência que assumiram uma responsabilidade quando adotaram aquele animal. Só "repassá-lo" para outra pessoa quando não o quer mais é muito fácil... e as pessoas estão mal acostumadas, acham que protetores e OnGs tem a obrigação de fazer as coisas. Precisam perder esse hábito, nós não podemos tudo, de jeito nenhum!



Pensando desta forma, explico, em primeiro lugar, que os protetores estão sempre lotados, pois nossa prioridade são as emergências que pipocam todo dia pelas ruas envolvendo animais sofrendo maus tratos, atropelados, doentes, fêmeas parindo ou com filhotes... e mesmo assim, não damos conta de todos os casos, muitos morrem pelas ruas porque ninguém consegue socorrer. Aí aproveito para avisar a pessoa que abandonar seu animal só vai fazê-lo sofrer, pois não é garantido que alguma "boa alma" vá acolher e cuidar dele. Os protetores e abrigos estão lotados...

Outra coisa muito importante: NUNCA diga a ela que, se ela abandonar o animal, VOCÊ vai denunciá-la. Você até pode pensar nisso, mas não diga. Ela entrará na defensiva com você, poderá até demonstrar agressividade (ela precisava de ajuda, e você está ameaçando denunciar...) e quem vai pagar por isso é o animal. Diga, SIM, que o abandono é crime previsto em lei e que ela pode ser vista praticando este crime e denunciada - por qualquer pessoa.



Em seguida, pergunto sobre a castração. Se o animal está castrado e vacinado, pode ser divulgado para adoção. Caso contrário, oriento sobre a castração gratuita da Prefeitura (em São Paulo). Se a pessoa é de alguma outra cidade vizinha, oriento a procurar a Prefeitura ou a Vigilância Sanitária para informar-se sobre a castração gratuita. Dependendo da cidade, se tenho conhecimento, informo o nome de OnG(s) locais que poderão dar mais dicas a respeito.



Para divulgação, costumo indicar o site Olhar Animal (www.olharanimal.net) para que a pessoa veja onde tem feira de adoção na sua região e tente fazer contato com os organizadores dessas feiras, buscando espaço para levar seu animal em alguma delas. Se isso não for possível, indico o site SOS Animais (www.animaisos.org) para publicar o anúncio de adoção do animal. É fácil e rápido, fazendo um cadastro simples na hora o anúncio já pode ser publicado. Costuma dar um bom retorno, alguns protetores gostam muito de anunciar neste site. Mas há vários outros, menciono esses dois por conhecer apenas.


Podemos também ajudar a divulgar o animal, desde que já esteja castrado e vacinado. A pessoa pode nos enviar a foto, algumas informações básicas e um telefone ou e-mail para contato. Não precisamos nos envolver diretamente na doação do animal, podemos apenas ajudar na divulgação. Com certeza temos uma rede para divulgação muito maior do que uma pessoa não envolvida com a causa animal. Mas temos que nos conscientizar, acima de tudo, que estamos ajudando o animal... mesmo que a vontade seja esbravejar com a pessoa pelo telefone!



Redigi algumas informações e montei um folheto para distribuição na I Marcha pelos Animais, que aconteceu no último dia 01/10 no centro de São Paulo. Incluo o arquivo abaixo, sintam-se à vontade para compartilhar. As informações sobre castração são válidas apenas para o município de São Paulo.

Se alguém quiser o arquivo em Word para fazer alterações, imprimir e xerocar, como fiz para a Marcha, deixe comentário aqui com o e-mail para que eu possa enviar, ok? Está formatado para 2 por página tamanho A4.






Folheto distribuído na I Marcha pelos Animais em São Paulo, em 01/10/2011




Espero que essas informações sejam úteis de alguma forma.


Abraços,
Iridê


Considerações finais:
Considero importante que nós, protetores, tenhamos uma posição coerente. Pq quando alguém recebe um Não de um protetor, insiste e procura até achar alguém que diga Sim (e na maioria das vezes, esse alguém não pode dizer sim, não tem como assumir mais animais, nem com a promessa de ajuda para custear o animal...que normalmente é esquecida após alguns meses). Podemos ajudar, orientar, mas não assumir o animal que está em alguma casa e tem um dono! As pessoas precisam começar a compreender que protetores independentes e OnGs não tem obrigação de socorrer todos os animais, não tem verba nem estrutura prá isso, dependem de doações, estão lotados com os casos emergenciais recolhidos das ruas e de maus tratos (com esses a gente se depara todos os dias...).
Não faz sentido pregarmos a Posse Responsável dos animais se, qdo alguém nos procura para "se livrar" de seu animal, nós acolhemos sem delegar nenhuma responsabilidade ao dono dele. Minha opinião, ok? Nada contra quem acolhe, desde que tenha espaço e verba prá custear adequadamente as despesas do animal e encaminhá-lo para adoção. Mas infelizmente nao é isso que acontece com a grande maioria de protetores e OnGs, não é mesmo? Estamos sempre lotados e com o financeiro no vermelho...
As pessoas precisam começar a entender que não somos Deuses onipotentes e onipresentes... somos simplesmente pessoas, e o que fazemos pelas dezenas de animais que mantemos elas podem fazer por um animal. É só querer, ter boa vontade e praticar a tão famosa Posse Responsável.
"Onde há uma vontade, há um caminho". (Sabedoria oriental).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website templatesSEO Web Design Agencyfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesFree Soccer VideosFree Wordpress ThemesFree Web Templates