9 de abril de 2013

SILVESTRE NÃO É PET! E PROTETORES NÃO SÃO "ADORADORES DE DUENDES"!




Publiquei ontem meu comentário abaixo no blog do Estadão, sugiro que façam o mesmo. Decididamente, protetores de animais não são "adoradores de duendes" e nem manifestam-se com "choramingos histéricos". Texto desrespeitoso com protetores de animais, além de abordar o tema "Silvestre como Pet" de forma desorganizada e pouco fundamentada.

Comentário publicado em 08/04/13 às 22:30h:

“Caro Dener,

Li esta matéria e confesso que custei a acreditar que fosse do mesmo autor do texto “Gateiros e Cachorreiros. Eita Raça!”, publicada em 02/Outubro/2011. Sua justificativa para a publicação deste texto na época foi a surpreendente repercussão de uma outra matéria sobre a Lista Oficial de Espécies Invasoras no Rio de Janeiro. Os protetores de animais se manifestaram em massa: “Foram quase 6 mil recomendações no Facebook, mais de 150 comentários de leitores e quase 200 réplicas no Twitter.” Lembra-se?

No texto citado, você demonstra reconhecer o que move os protetores de animais: amor e respeito à vida (qualquer que seja ela). Inclusive declara sua admiração aos protetores e protetoras do Brasil. Ainda custo a acreditar que tenha nos definido como “adoradores de duendes” e “grupo que tem por hábito se apresentar através de manifestações pessoais carregadas de xiitísmo fundamentalista e choramingos histéricos”...

Não vou discutir aspectos técnicos ou de cunho ambiental sobre os animais silvestres cogitados para esta lista. Minha indignação quanto à liberação de criação de silvestres para comércio como pets refere-se ao bem estar destes animais. Nós, “gateiros” e “cachorreiros”, vivenciamos casos de maus tratos, negligência e irresponsabilidade do ser humano em relação a cães e gatos, inclusive os comprados, de raça. Já temos também os “coelheiros”... especialistas em socorrer os inúmeros coelhinhos que são dados de presente a crianças por ocasião da Páscoa para depois serem descartados em praças, parques e até mesmo nas ruas, pois dão trabalho e requerem cuidados especiais... tornam-se indesejados para os pais destas crianças presenteadas.

Os aspectos técnicos desta matéria foram questionados em alguns comentários no blog, como o da Ângela Caruso. Quanto aos aspectos de bem-estar destes animais, você leu o comentário de João Marcelo da Costa, médico veterinário especialista em silvestres? Ambos foram postados em 08/04, recomendo a leitura. E há outros, igualmente questionadores sobre vários aspectos desta matéria e sobre a forma desrespeitosa utilizada para referir-se aos protetores de animais.

Quero crer que dois motivos podem ter originado esta matéria nos termos em que foi escrita e publicada. Ou talvez ambos:
1) necessidade de uma nova surpreendente repercussão em massa de sua matéria, envolvendo protetores de animais de forma tão desrespeitosa e sobre um assunto que combatemos: domesticação de silvestres;
2) falta de amor e respeito à vida por ter sido absorvido pelos debates “técnicos”, justificativa até mencionada no último parágrafo do seu texto de 2011: .
“A eles, os protetores e protetoras do Brasil, dedico minha inteira admiração e agradeço imensamente as lições de amor e respeito à vida, que muitas vezes nos faltam quando somos absorvidos pelos debates “técnicos” em nossa luta ambiental.”

Iridê – Projeto SOS Felinos
Protetora de Animais
São Paulo/SP"


SILVESTRE NÃO É PET!
E PROTETORES DE ANIMAIS NÃO SÃO
"ADORADORES DE DUENDES"!

LEIAM E COMENTEM!



- - -

PF e Ibama prendem criadores registrados pelo próprio Ibama com mais de 2.200 aves ilegais

Vejam o que já acontece com criadores legalizados pelo IBAMA. Se em 2008 já existiam 7000 criadores licenciados pelo IBAMA em Goiás, quantos existem hoje? E em todo o Brasil? http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/11/06/ult5772u1416.jhtm 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website templatesSEO Web Design Agencyfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesFree Soccer VideosFree Wordpress ThemesFree Web Templates