12 de maio de 2012

"A QUEM INTERESSA O ATIVISMO SEM QUESTIONAR?" BOA PERGUNTA!!! REFLITAM!!!

Boa tarde!

Tenho lido várias informações criticando o movimento Crueldade Nunca Mais, inclusive condenando o movimento e as Ongs e protetores que aderiram ao mesmo, culpando-os por agirem sem questionar, acreditando, sem conhecer a fonte, na possibilidade de descriminalização dos crimes contra animais na reforma do Código Penal.

Estou na proteção animal já há quase 12 anos, e efetivamente envolvida com Ongs e protetores mais experientes desde 2004, quando ingressei no extinto Movimento Vigilantes da Vida, do Forum Nacional de Proteção e Defesa Animal.  Já vi, por diversas vezes, a proteção animal ser pega de "calças curtas" com tramas de bastidores, informações "desinformativas" e "desencontradas" plantadas justamente para confundir.  Mas essas ações partiam de nossos inimigos, praticantes de crueldades, aqueles que nós "perseguimos" com a Lei 9605 debaixo do braço. Compreensível, já que lutamos em lados opostos e por objetivos contrários.

O que tem me surpreendido ultimamente é esse tipo de ação partir de também ativistas na proteção animal. Estamos do mesmo lado... ou não?  Queremos que os crimes contra animais continuem sendo crimes e que as penas sejam mais duras.  Ou não?  Sabemos - TODOS sabem - que ao movimento de proteção animal falta união.  Isso é público e notório, qualquer um que se envolva por uns poucos meses já chega a essa triste conclusão. E descobre também, infelizmente, que a briga pelos holofotes e o enaltecer dos egos falam muito mais alto em certos casos, mesmo que coloquem em risco a defesa dos animais (que devemos proteger! Ou o foco principal não é esse??).  Irônico, não?  Ironia triste...

A mim pouco importa de quem é a iniciativa – desde que BENEFICIE os animais, EU APÓIO.  Não, não vou estar a par de tudo que rola pelos bastidores. Seria muita pretensão... e mesmo que pudesse ter acesso, não teria tempo para me envolver em tudo! Mas desde que o foco da iniciativa seja beneficiar animais, diminuir e punir a crueldade, TÔ DENTRO.  Para eles, pouco importa QUEM faz alguma coisa para proteger ou ajudar de alguma forma. O que importa é que ALGUÉM FAÇA!!!

Não, não tenho a menor dúvida de que existia a possibilidade de descriminalização dos crimes contra animais.  Porque eu teria??  Onde há fumaça, há fogo... ditado velho, mas muito sábio! 

Encima de boataria ou com base em fumaça, inegável a primeira vitória do Crueldade Nunca Mais:  a descriminalização de crimes contra animais foi, segundo informações já divulgadas em entrevistas e publicadas, DESCARTADA. A Comissão se surpreendeu com o volume de sugestões no site do Senado sobre penas mais duras para crimes contra animais. Com certeza se surpreendeu também com as manifestações e a movimentação em todo o país.  Ou seja, mesmo que cogitassem descriminalizar, como não dar atenção aos acontecimentos em tantas cidades brasileiras, com tantos apoiadores e com tantas sugestões registradas?  Será que esta seria a notícia divulgada se o Crueldade Nunca Mais não tivesse mobilizado o país??  Mas... sério, só vou acreditar mesmo DEPOIS que isso estiver OFICIALIZADO, no papel, assinado, carimbado e publicado!  A luta agora é por penas mais duras. Abaixar a guarda?  Jamais.

Audiências públicas sobre o Ante-Projeto do Código Penal já estão agendadas em algumas cidades brasileiras, e os protetores estão sendo incentivados a comparecer e reivindicar pessoalmente penas mais duras para crimes contra animais.  Isso já está sendo amplamente divulgado, até mesmo por quem criticou e desacreditou as atitudes do Crueldade Nunca Mais.  Teríamos alguma chance de ser ouvidos se o Crueldade Nunca Mais não tivesse mobilizado o país e surpreendido a Comissão com o nosso engajamento no assunto "crimes contra animais"? 


Pois é... mas já que concordo com o título da última matéria que li criticando a atitude e os trabalhos do Crueldade Nunca Mais- "A quem interessa o ativismo que não questiona?" – sirvo-me do mesmo título para deixar algumas outras  perguntinhas para reflexão.


AS PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR:


1) Se a informação sobre a reforma do Código Penal englobar a lei 9605 e descriminalizar crimes contra animais NÃO PASSAVA DE "BOATARIA", POR QUE o próprio relator encabeçou a lista de assinaturas apoiando a Carta Aberta?? Seguido por outros nomes reconhecidos no meio jurídico? Estavam todos iludidos por um BOATO??

2) Você acredita que qualquer dos integrantes da Comissão tenha contado TUDO que aconteceu (ou estava acontecendo) nos bastidores ao responder perguntas ou fornecer informações para veicular matérias na mídia?

3) Você acredita que interesses de bastidores (temos vários tipos de lobby por parte dos nossos “perseguidos”) não estão sempre ALERTAS e AGINDO para nos tirar o pouco que temos para “persegui-los”? E a reforma do Código Penal SERIA uma ótima oportunidade, já que não conseguiram nos “driblar” e aprovar aquele PL do Nonô para alterar o art.32 da Lei 9605? E que, como a descriminalização foi descartada, agora vão agir para não aumentarem as penas?

4) Se aceitamos que denúncias sejam feitas de forma ANÔNIMA, por que é tão difícil aceitar INFORMANTES ANÔNIMOS, que querem preservar sua identidade (e TEM esse direito)?? Por que tentar desacreditar aqueles que receberam a informação e estão agindo, respeitando o anonimato do informante?

5) A QUEM INTERESSA causar essa divergência de opiniões e divisão na proteção animal, na tentativa de enfraquecer os trabalhos do Crueldade Nunca Mais, um movimento que está mexendo com o país inteiro?? (Quem está manipulando quem?)

6) Por que é TÃO DIFÍCIL para alguns, dentro da própria proteção animal, SE CONSCIENTIZAREM QUE O FOCO PRINCIPAL É SEMPRE O ANIMAL? E não as pessoas? E não a briga de egos e a disputa pelos HOLOFOTES??

E aproveito para repassar abaixo uma postagem que fiz ontem no Facebook, inserindo algumas informações recebidas a posteriori.


Abçs,
Iridê


Já assinou a Carta Aberta do Crueldade Nunca Mais?
Já escreveu para o Alô Senado?

Vc acredita que a descriminalização de crimes contra animais seria descartada se o Crueldade Nunca Mais não tivesse mobilizado tantas pessoas em todo o país, surpreendendo a Comissão?

Vc acredita que interesses de bastidores (aqueles que vivem reclamando quando a proteção animal os "persegue" com a Lei 9605 debaixo do braço) não vão tentar se livrar de nós, usando todos os métodos possíveis?

Por enquanto, a única informação é que a 9605 será incorporada na reforma do Código Penal e que crimes contra animais não serão descriminalizados.  Mas precisamos de PENAS MAIS DURAS, para não vermos mais os autores destes crimes pagando multas, cestas básicas ou serviço comunitário!  Esta é a 2ª.BATALHA do Crueldade Nunca Mais!  Ou você acredita que a movimentação até aqui já foi suficiente para a Comissão aumentar as penas?

VAI ESPERAR PRÁ VER O QUE VAI DAR??  A ESCOLHA É SUA!

ASSINE A PETIÇÃO 
(e CONFIRME a assinatura através do e-mail que vc vai receber)
http://www.crueldadenuncamais.com.br/


ESCREVA PARA O ALÔ SENADO 
(peça penas mais duras para crimes contra animais)
http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/codigo_penal.asp

E APOIE TODAS AS INICIATIVAS QUE BENEFICIEM OS ANIMAIS! 
Não importa quem organiza... quem participa...
O que importa é o RESULTADO que essas iniciativas trarão!
Pense sempre NELES para decidir o que vai apoiar!
OS ANIMAIS AGRADECEM!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website templatesSEO Web Design Agencyfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesFree Soccer VideosFree Wordpress ThemesFree Web Templates